O canudo descartável representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
Presente nas praias, o canudo de plástico também é fonte de formação de microplástico, o formato mais prejudicial do plástico, que impacta toda a fauna aquática e já está presente nos alimentos, no sal, nos organismos e até na água potável do mundo inteiro.
Estima-se que 90% das espécies marinhas tenham ingerido produtos de plástico em algum momento e que todas as tartarugas marinhas do planeta têm plástico no organismo.
Dessa forma, fica mais que claro que aderir ao canudo ecológico ou ao menos deixar de usar o canudo descartável é um hábito imprescindível para evitar a poluição por lixo plástico.
Nem tudo na vida ocorre como planejamos. Muitas vezes o uso do canudo de plástico acaba sendo compulsório. Às vezes, mesmo avisando o garçom de que você não deseja o canudo de plástico, seu suco acaba vindo com um. Nesse caso, guarde seu canudinho e descarte-o corretamente, aumentando as chances dele ser reciclado. Confira quais são os postos de reciclagem mais próximos de sua residência no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle. Deixe sua pegada mais leve e contribua para a economia circular do plástico.
E como podemos fazer a higienização correta desses canudos?
-
Enxágue Imediato: Após usar o canudo, enxágue-o imediatamente com água quente. Isso ajudará a remover resíduos e facilitará a limpeza posterior.
-
Utilize uma Escova de Limpeza: Se o seu kit de canudos veio com uma escova de limpeza, use-a. Insira a escova no canto e mova-a para frente e para trás para remover resíduos internos.
-
Mergulhe em Água com Sabão Neutro: Encha uma pia ou recipiente com água quente e adicione algumas gotas de detergente neutro ou sabão para louças.
São pequenas ações que podem nos levar longe.
Canudos disponíveis em www.almandra.com.br